quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Moncarube



Uma criança se depara com um monstro assustador, Moncarube! Que relações a criatura teria com seus medos?
Desenvolvido no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, o curta-metragem foi resultado do projeto de extensão Moncarube, de experimentações em animação, especialmente a do stop-motion, e de uma bolsa de projeto do I Festival Entre Artes (IARTE - UFU - DICULT - PROEXC)

 Exibições do filme

  • Estreia durante o I Festival Entre Artes, na UFU campus Santa Mônica, em 08.11.2018 (bolsa de projeto).
  • Festival Artes Visuais 2018 - Arte em Movimento, IARTE-UFU (Mesa Redonda Produção de Audiovisual, UFU, em 03.12.2018.
  • 9° Cine Fantasy (Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 2019, prêmio Melhor Curta Amador).
  • IV Cine Horror (Salvador, 2019).
  • III Morce-GO Vermelho Goiás Horror Film Festival (Goiânia, 2019).
  • 11a. Crash Mostra Internacional de Cinema Fantástico (Goiânia, 2019).
  • Anima FAV 2020, Faculdade de Artes Visuais/UFG (online).
  • Mostra Junho Fantástico, festival [Em]Curtas, UFU (online).
  • 19a. Mostra MUMIA (Belo Horizonte, 2021, prêmio 1° Lugar Mineiro).
  • 1° Festival Cine (Curtas) UFU (Uberlândia, 2024)
Confira as atividades do projeto de extensão e a íntegra do curta em moncarube.wixsite.com/stopmotion .


Enredo Gabriela Barbano, Bianca Lana, José Oliveira, Emily Souza, Fábio Purper.
Bonecos Fábio Purper, Bianca Lana, Sávio Resende, Benice Naves Resende.
Cenários e captação Alexis F.S., Fábio Purper, Bianca Lana, Sávio Resende, Benice Naves Resende, Gabriela Barbano, Tamiris Vaz, José Oliveira, Leonardo Araújo, Eduarda Suzumura, Dandara Buzzatto, Alexandre Melo. 
Trilha sonora Ana Clara Guerra. Efeitos sonoros Ana Clara Guerra, Victor Nunes. Violoncelo Déverson Correa.
Fábio Purper, Alexis F.S., Ana Clara Guerra. 
Com a voz de Ana Maria Carneiro.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Pioneiros de Anápolis


Uma de minhas produções no ano de 2021 foi a participação no projeto de histórias em quadrinhos "Pioneiros", desenvolvido por artistas e pesquisadores da cidade de Anápolis, Goiás, como uma homenagem a um grupo de artistas que teve papel fundamental no estabelecimento das artes visuais na região. A seguir, um trecho extraído da página do projeto (www.pioneirosanapolis.com):
“Pioneiros: a História das Artes Visuais em Anápolis” tem o objetivo de resgatar as origens e influências das Artes Visuais na cidade de Anápolis através das histórias em quadrinhos. E dessa maneira desenvolver releituras sobre a vida e obra dos artistas pioneiros nas Artes Visuais em Anápolis: Antônio Sibasolly, Loures, Napefi, Zeneide Lucena, Isaac Alarcão e Oswaldo Verano. Assim, por meses foi realizada uma pesquisa histórica e seu conteúdo aplicado em um curso de formação na linguagem das histórias em quadrinhos. Serão selecionados 10 artistas para participar do curso de formação, e no desenvolvimento das histórias em quadrinhos. A revista será publicada em formato impresso e digital, assim alcançando a comunidade em diferentes momentos com o objetivo de facilitar o acesso do público. “Pioneiros: a História das Artes Visuais em Anápolis” será distribuída gratuitamente nas escolas municipais, bibliotecas, museus, e galerias de arte de Anápolis. 
José Loures é patrono, idealizador e proponente do projeto. Jeorge dos Anjos é responsável pela identidade visual e criação do site do projeto. O historiador Rafael Faria foi responsável por realizar uma pesquisa histórica acerca da vida e obras desses artistas.
HQ Pioneiros

Visite a exposição virtual "Dos Quadros para os Quadrinhos" em instagram.com/pioneiros.anapolis (de onde foi extraído o texto abaixo)

A exposição virtual “Dos Quadros para os Quadrinhos” tem o objetivo de mostrar os bastidores do projeto “Pioneiros: a História das Artes Visuais em Anápolis”. A pesquisa e processo criativo do artista nem sempre são mostrados ao público. Assim, ainda persiste o estereotipo do ser abençoado por um dom divino. Nesse contexto, vamos conhecer um pouco sobre os artistas: Ana Laura Torquato, Ana Maranhão, Cecília Camimura, Fábio Purper, Henri Venusto, Jeorge dos Anjos, "Limbo" Gomides, Rachel Santos e Rafilds Marques.

Arte de Jeorge dos Anjos - Curadoria José Loures - Esse projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis 2019. Apoio: Prefeitura de Anápolis - Câmara Municipal de Anápolis - Galeria de Artes Antônio Sibasolly - Museu MAPA - Escola de Artes Oswaldo Verano - Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly

 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Ateliê Online

 

O projeto Ateliê Online consiste em aulas/encontros de orientação em arte (individuais ou coletivos) que se destinam tanto para quem é artista visual e busca aperfeiçoar sua poética pessoal quanto para quem nunca produziu arte, mas tem vontade de adentrar algumas das diversas possibilidades desse universo.

Proponho nesses encontros a construção de um itinerário de orientações em arte totalmente voltado ao seu perfil, envolvendo embasamento técnico, exploração de materiais, aproximação de conceitos artísticos e estudo de referenciais. Isso te interessa? Agende uma conversa! Acredita que pode interessar alguém? Ajude a divulgar =]